42 9 9983 5559resolução completa

MAPA SUB - ENGENHARIA DE TEMPOS E MÉTODOS - 53/2022

1 QUESTÃOClique no número da questão para visualizá-la
Enunciado:
QUESTÃO 1
Como os gigantes da indústria alimentícia têm trabalhado na redução de custos e na busca por novas tecnologias e mão de obra especializada.

Os problemas de produtividade também atingem os gigantes da indústria alimentícia. Empresas como Nestlé e Heineken têm trabalhado nos últimos anos na redução de custos dentro de suas plantas e na tentativa de encontrar a sintonia fina entre novas tecnologias e colaboradores especializados para atender as demandas e criar ou surfar novas culturas de consumo.

Na Heineken, foi preciso uma redução da capacidade produtiva antes do avanço da empresa no mercado. Para criar novos produtos, mais premium, a empresa teve que adaptar sua produção, o que reduziu os resultados num primeiro momento. “Uma cerveja economy é mais fácil de fazer, e para criar as linhas premium, tivemos que reduzir a capacidade produtiva”, diz Saulo Miguel, diretor regional da Heineken.

Miguel afirma que seria impossível a mudança no mercado cervejeiro sem uma reinvenção das operações. “E, para propor novos produtos, você acaba roubando capacidade produtiva, não tem jeito”, reforça. No final, o resultado apareceu. “Nos últimos 10 anos, a Heineken propôs a reinvenção do mercado cervejeiro e foi responsável por puxar o (consumo do) puro malte, por exemplo”, diz o executivo.

Essa reestruturação passa necessariamente pelas habilidades do time de colaboradores escalado para modernizar a produção e levar a empresa para uma nova etapa. A montagem da equipe é o primeiro passo, e precisa contar com a sensibilidade dos gestores para que as novas tecnologias sejam operadas de maneira eficiente pelos técnicos.



Diante desse contexto, você, engenheiro(a), pode observar que o estudo dos processos produtivos e, também, conhecer a capacidade e a eficiência deles é essencial para a tomada de decisão, seja na otimização da produção ou no lançamento de novos produtos. Assim, imagine que, após o estudo de uma linha de produção da cervejaria, chegou-se no seguinte balanceamento:

Máquina A Máquina A Máquina B Máquina B Máquina C Máquina C Máquina C
Operação 1 139/53 min
Operação 2 19/9 min 120/60 min
Operação 3 99/60 min 40/24 min
Operação 4 39/60 min 39/60 min 39/60 min
.

A partir da análise dessa distribuição, responda:

1. Qual é a meta de produção por hora?
2. Qual é o gargalo do processo?
3. Quantos trabalhadores são utilizados para cada tipo de máquina nessa distribuição?
4. Faça um novo balanceamento de acordo com o gargalo identificado.
5. Faça uma análise como gestor(a) do setor de Planejamento e Controle de Produção de quais decisões poderão ser tomadas a partir dessa distribuição do balanceamento.
O arquivo da sua resposta deverá ter o tamanho máximo