“No início do século XX, um matemático austríaco desenvolveu uma equação matemática, que futuramente seria a base matemática da tomografia computadorizada (TC). Este matemático demonstrou que um objeto tridimensional poderia ser reproduzido a partir de um conjunto de projeções, o que foi o fundamento para a TC algumas décadas depois. A TC médica começa a ser desenvolvida nos anos 60, de forma lenta, por falta de apoio matemático. A contribuição matemática fundamental foi feita em 1963 e 1964 por um físico e matemático. Após várias imagens experimentais com peças e animais, foi feita a primeira imagem diagnóstica, em um paciente com suspeita de tumor no lobo frontal esquerdo. A imagem obtida, mostrando a lesão, causou euforia em toda a equipe.”
Texto adaptado do artigo: Carvalho, A. C. P. História da tomografia computadorizada. Revista Imagem, 2007.
A partir da descoberta e desenvolvimento da TC para a medicina, muitas inovações foram aplicadas nas diferentes gerações dos equipamentos de TC. Sobre estas gerações, associe corretamente as gerações e suas características:
Primeira geração
Segunda geração
Terceira geração
Quarta geração
Feixe em forma de leque, tubo de raios X e arco de detectores se movimentam em rotação de 360º em torno do paciente.
Feixe em forma de lápis, tubo de raios X e detector se movimentam em translação e rotação de 180º em torno do paciente.
Feixe em forma de leque, tubo de raios X e fileira de detectores se movimentam em translação e rotação de 180º em torno do paciente.
Feixe em forma de leque, tubo de raios X se movimenta em rotação de 360º em torno do paciente, enquanto os detectores são fixos e distribuídos na circunferência do gantry.